sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Paisagens para se ver de cima

A paisagem não é um tema novo entre os artistas; muitas vezes foi e é motivo de admiração e, decerto, nas mãos de um artista original, pode se tornar surpreendente. E é isso o que ocorre com Fotos Aéreas – Roma-Capri de Kika Lerner no Mube, pois através de uma radical mudança de ângulo, ela muda a forma de enxergar a natureza.
Quando se viaja de carro percebemos, vez por outra, uma sucessão de planícies e vales onde as linhas curvas convergem para um todo harmônico, de um modo sempre generoso e pleno de suavidade. Em contrapartida, Kika descobre que uma viagem aérea está repleta de vislumbres como podem ser vistos nos caminhos ousados das estradas cercadas por vegetações e rios que atravessam a paisagem com um vigor convicto de seu fluxo incessante.
Kika, sem dúvida, nota como a natureza, vista de cima, possui formas geométricas que se destacam por sua ordenada composição. E o que mais nos deixa embevecidos é a sua lúcida consciência desse espaço e a vivacidade de cores que se encontram nessa região da Itália. Quanto mais olhamos o seu trabalho, mais nos convencemos de sua ágil capacidade de apreender o refinado equilíbrio dos campos de cor, sendo que muitas fotos chegam a ser quase abstratas, se não fosse a presença ocasional de árvores e montes de feno.
Outro fato importante diz respeito à superfície peculiar desses lugares, uma vez que é percorrido por vibrações de cores, sendo que o amarelo partilha com o verde a mesma qualidade plástica, assim como a cor terra com o amarelo. Com efeito, a cor pulsa sem nunca ser percebida de uma forma homogênea, pois, mesmo que sejam fotos, quase sentimos a sua textura. Kika Lerner expõe assim uma nova maneira de observar a paisagem, não menos intensa do que ser vista em perspectiva.

Um comentário:

  1. Fabio,

    Fico emocionada toda vez que a traduçao de minhas fotos é de tal riqueza em detalhes.Tiro fotos desde menina me formei em moda e meus croquis tinham uma textura impecavel ,aprendi a textura na pena de nanquim e cada textura que eu realizava era como cada textura hj captada na camera.Minha geometria nas fotos sao herança de uma vocaçao que nao realizei ser Arquiteta ,mas me formei em decoraçao e desenhei muitas plantas onde colegas assinavam por mim.Toda esta minha visao no meu parecer foram e seram o amadurecimento de tudo o que ja realizei e resumi na minha primeira paixao "fotografar"
    Muito obrigada pela sua linda critica.
    abraços
    Kika Lerner

    ResponderExcluir