terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O furor chamado Espanha

As fotos de Leonardo Kossoy (na CAIXA Cultural São Paulo) são, para dizer o mínimo, intensas. Nelas conhecemos a voraz luminosidade de suas cidades; sentimos na pele das paredes algo que arde de maneira que não se pode conter; só talvez abrandada pela sombra de colunas de estilo árabe, num lindo contraste.
Os títulos das obras são sugestivos tais como “Um segundo antes do grito”, onde encontramos mais um testemunho da alma espanhola do que uma simples documentação ou “O Silêncio” que traz a cidade no que tem de misteriosa, enquanto todos parecem fazer a cesta, ou “El Boceto” (se não me falha a memória) que se detêm numa delas, nas texturas de uma árvore marcada pelo tempo, tais como as rugas próprias da velhice. Também, quando diz respeito às touradas, com o nome “Te Quiero”, ao retratar os “dançarinos” da arena, que sempre saem com estilo, das investidas em fúria dos touros. Além do lirismo de uma roseira que reivindica seu espaço próximo às paredes... (esta foto é mais bem vista pelo lado de fora).
De certo, nos apaixonamos por essa Espanha delicada de Velasquez, enérgica de Picasso, cheia de poesia de Miró (para ficar entre alguns grandes) que soube tão bem traduzir em fotos, Leonardo Kossoy...

Nenhum comentário:

Postar um comentário