segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A força da simplicidade






Não é de hoje que conheço os trabalhos de Jefferson Dias, e desde a faculdade sua personalidade já se destacava pelo senso crítico, pelo jeito simples, direto e sincero de incentivar minhas investidas poéticas, das charges de outrora. E posso ver com prazer como elabora seus trabalhos com a mesma lucidez determinada que tinha ao opinar sobre meus trabalhos. Pois, além do domínio técnico, Jeff, perscruta a realidade com rara sensibilidade, pronto para abocanhar sua presa como uma pantera, sem movimentos precipitados, ciente da naturalidade misteriosa da vida.
Sendo, sem dúvida, um fotógrafo completo que se apodera do mundo tanto através das cores como também da foto em preto e branco, como um ator que compreende as propriedades essenciais do cinema sem menosprezar a emoção de atuar sobre a persistente firmeza das tábuas do palco, onde a voz reverbera de um modo especial. Suas fotos no Hawaii surpreendem devido à luz leitosa e granulada, das quais emana uma vitalidade que só a experiência pode trazer, ainda que não de forma imediata, uma vez que não basta a acuidade dos olhos sem a capacidade de antever o que há de sutil e que pode ser explorado mais... Até mesmo a simplicidade de um fim de tarde adquire cores e nuances que nenhum olhar, que não seja o dele, é capaz de intuir.
Tão embevecido como antes, fico, contudo, quando me detenho nas fotos em preto e branco de Jefferson, pois consegue, como poucos, penetrar na maravilhosa exuberância das dunas e lagos dos Lençóis Maranhenses com uma compreensão de luz e sombra que parece quase sobrenatural, de tão expressivas que são; decerto, a Lua um dia já foi mais bela para mim..., hoje tenho apenas olhos para as dunas, para a sua terna superfície onde Deus não apenas assoprou como teve a delicadeza de esculpir com a ponta dos dedos...
Fica então um convite para os leitores conhecerem seu site e, com efeito, terem, como eu, o mesmo prazer revigorante de ver uma de suas fotos, pois, a meu ver, nada pode ser mais oportuno para quem gosta de uma simplicidade que o tempo continua a fortalecer...

Obs: fotos de Jefferson Dias; seu site
onde as resoluções são bem melhores e onde há muito mais:
http://www.agenciaf8.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário